11
dezembroESAGU e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro firmam parceria para levar cidadania às escolas
A parceria visa difundir o programa “Escola da AGU vai à Escola” a estudantes da rede pública municipal de ensino
A Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) do Rio de Janeiro consolidaram no dia 10/12/2025 uma importante parceria para a implementação do programa "Escola da AGU vai à Escola" na rede pública municipal. O encontro, realizado na sede da Secretaria, teve como objetivo a troca de experiências e o estabelecimento de um calendário para levar noções de direito e o papel da AGU aos estudantes cariocas.
A reunião contou com a participação do Diretor-Geral da ESAGU e idealizador do projeto, João Carlos Souto, e do Coordenador-Geral de Formação e Educação Continuada da ESAGU, Allan Titonelli Nunes, que apresentaram a metodologia e os resultados do programa.
Entusiasmo e Alcance da Iniciativa
O Secretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Deputado Federal licenciado Renan Ferreirinha, demonstrou grande entusiasmo com o projeto, elogiando a iniciativa e se declarando um apoiador de ações que conectam as instituições públicas à base educacional.
A parceria prevê que o programa seja posto em prática na rede municipal a partir de 2026, focando inicialmente nos alunos do último ano do Ensino Fundamental. O Secretário se comprometeu, ainda, a organizar um lançamento oficial do projeto, que deve contar com a presença do Prefeito Eduardo Paes e do ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, ainda no mês de janeiro.
Educação e Formação Crítica
O programa "Escola da AGU vai à Escola" utiliza uma abordagem acessível, por meio de palestras, literatura e histórias em quadrinhos.
De acordo com o Diretor-Geral da ESAGU, João Carlos Souto,
“é importante difundir aos estudantes como a Advocacia-Geral da União atua na defesa da Constituição, do patrimônio público e da legalidade, ajudando na formação educacional. Implantamos o projeto de minha autoria neste ano de 2025, com o apoio e entusiasmo do ministro Jorge Messias, e estamos esperançosos com a recepção do programa no Rio”.
Allan Titonelli Nunes destacou a relevância pedagógica da iniciativa:
“O programa é uma forma de educação cívica, mostrando o papel da AGU e das instituições, ajudando no processo de formação crítica do estudante.”
Com a parceria formalizada, a ESAGU reforça a ampliação do alcance nacional do programa, garantindo que o conhecimento jurídico e o fomento à cidadania cheguem a milhares de jovens na capital fluminense.
Reviews