7
agostoEscola Superior da AGU lança projeto que aproxima autores de obras jurídicas do público leitor
Já está no ar o primeiro episódio do projeto “Encontro com o Autor”, uma iniciativa da Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU) que busca aproximar autores de obras jurídicas de destaque dos públicos interno e externo da instituição. O primeiro participante do projeto é o advogado da União Victor Trigueiro, procurador-chefe da União no Estado da Bahia, entrevistado pelo diretor da ESAGU, João Carlos Souto. O tema da entrevista é o livro “O Jogo da Pauta no Supremo Tribunal Federal: decidindo não decidir a inconstitucionalidade da prisão em segunda instância”, que trata do poder do presidente do STF em fixar a pauta de julgamento do Tribunal.
O projeto “Encontro com o Autor” valoriza a produção editorial ao fomentar a divulgação de trabalhos acadêmicos e pesquisas publicadas no formato livro e é desenvolvido a partir de entrevistas gravadas com os autores das obras, em que são abordados aspectos como o processo de construção, o conteúdo, a importância e a aplicabilidade do livro.
As entrevistas, conduzidas pelo diretor da ESAGU, João Carlos Souto, que também é o autor do projeto, serão disponibilizadas quinzenalmente na Escola Virtual da AGU (EVA), no YouTube e na Intranet. Além de membros das carreiras jurídicas da AGU, serão entrevistados também autores externos, sem vínculo com a instituição. Os temas a serem abordados são os mais variados, sempre dentro do Direito e/ou de campos afins, como História, Filosofia e Sociologia.
O diretor da ESAGU, João Carlos Souto, ressalta que o projeto surgiu como uma consequência natural da finalidade da Escola, que é fomentar o ensino, a pesquisa e a capacitação. “Esses três eixos se encaixam perfeitamente com o enfoque do “Encontro com o Autor”, que é de divulgar os trabalhos acadêmicos e as pesquisas publicadas no formato livro. Trata-se de um projeto que alia pesquisa jurídica, cultura e educação, temas que são fundamentais à Escola e que têm sede constitucional”, pontua o diretor.
Reviews