Skip to main content

Blog entry by CGGE - Suporte da Escola Superior Virtual da AGU

Ministra do TSE, Edilene Lôbo, apresenta seu livro no Encontro com o Autor.

Ministra do TSE, Edilene Lôbo, apresenta seu livro no Encontro com o Autor.

Nesta edição do “Encontro com o Autor” aborda o livro da ministra sobre Direitos Fundamentais e Inteligência Artificial

 

A entrevistada do programa “O Encontro com o autor” desta sexta-feira (3/05) foi a ministra Edilene Lôbo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Programa é veiculado pela Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU), sob o comando do idealizador da iniciativa e diretor da ESAGU, João Carlos Souto. 

 

O diretor da Escola falou sobre o livro “Direitos Fundamentais e Inteligência Artificial”, escrito pela ministra e pela professora Núbia Franco de Oliveira. A publicação trata do impacto social e da necessidade de se criar arcabouços legais e éticos para proteger os direitos fundamentais no contexto da automação. O livro analisa também os princípios que orientam a atividade algorítmica, o direito à explicação e transparência, a diversidade no desenvolvimento de Inteligência Artificial e o papel da alfabetização digital para o engajamento tecnológico.


Edilene Lôbo é doutora em Direito Processual Civil pela PUC-MINAS, tem pós-doutorado na Universidade de Sevilha e na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). É professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna-MG e de Processo Eleitoral na Pós-Graduação da PUC-MINAS, além de ser professora convidada da Universidade Sorbonne-Nouvelle - Paris 3.


O Programa

O “Encontro com o Autor”, tem o objetivo de divulgar a produção acadêmica dos membros da AGU e de autores externos e trata da importância e aplicabilidade de livros em pesquisa, processo criativo, cultura e educação, temas que são fundamentais à Escola. Os episódios ficam disponíveis no Podcast da ESAGU.

  • Share

Reviews